Reduzindo as emissões e aumentando a eficiência com Power2

2013-11-06 - Dois motores a gás potencializados pela solução de turbocharging de duas fases da ABB, o Power2, estão em funcionamento sem falhas nos últimos dois anos, alimentando uma estufa francesa em Serres Vinet. O gás de escape, normalmente um produto residual dos motores, foi transformado em um recurso primordial para cultivo de plantações.
Por mais de dois anos, agora, a solução de turbocharging de duas fases da ABB, o Power2, tem estabelecido novos padrões para a eficiência e desempenho de motores enquanto minimiza o impacto ambiental. No início de 2010 em Machecoul, França, o Power2 foi colocado em dois motores a gás de ignição, combustão de mistura pobre na estufa hortícola de Serres Vinet – a primeira na França. Até o momento, esta solução técnica ainda é o centro de duas usinas de cogeração que alimentam as estufas originais de Serres Vinet e uma expansão de 17 hectares.

Serres Vinet - Um total de 30 hectares, que corresponde a 42 campos de futebol
Conhecida como uma usina "que combina calor e energia" (ou CHP), a configuração na estufa gera energia de forma flexível e a fornece para a rede elétrica local. Conectados pelo Power2, esses motores geram toda a água quente e eletricidade necessárias para o cultivo extensivo de tomate, pepino e alface na estufa.

Junto com muitos benefícios que melhoram as operações técnicas, a instalação CHP com Power2 ajudou a minimizar o impacto ambiental das operações em Serres Vinet. O calor dos motores é usado para aquecer as estufas quando está frio ou é armazenado para uso posterior, e o CO2 do gás de escape, tendo passado por conversores catalíticos especiais para limpeza (SCR e oxidação), é resfriado a cerca de 50°C e dado às plantas na estufa. Este processo aumenta a conversão fotossintética de CO2 e água para açúcar e oxigênio nas plantas. Deste modo, além de fornecer calor e eletricidade, o sistema CHP também ajuda a aumentar a produtividade do cultivo.

Um dos motores a gás da usina CHP de Serres Vinet
Os módulos de turbocharging aprimorados pelo Power2 adicionados ao sistema garantem alta confiabilidade e eficiência a turbo. Em mais de dois anos de operação, não houve tempo de inatividade não planejado . A saída de energia foi melhorada em 10%. E quando os engenheiros da ABB inspecionaram a instalação pela primeira vez, no ano passado, eles descobriram que todos os componentes no sistema de turbocharging Power 2 340-H estavam completamente operacionais e que a instalação poderia continuar em execução de modo confiável sem alterações.

De fato, o desempenho da instalação tem sido tão impressionante que a empresa francesa Forclum, especialista na instalação de sistemas de eletricidade, adquiriu mais dois motores a gás com Power2 para outra estufa.

"A eficiência, flexibilidade e confiabilidade desses motores turbocarregadores a gás de duas fases são incríveis," declara Gilles Marquerat, Diretor do departamento de produção de energia da Forclum.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca



DOWNLOADS