A ABB instala um novo posto de carregamento rápido para veículos elétricos, numa loja Lidl

2017-09-26
A ABB forneceu um novo posto de carregamento rápido de veículos elétricos para a nova loja Lidl em Barrandov, Praga. O posto de carregamento rápido Terra 53 CJG inclui uma aplicação ABB especial que usa as capacidades da oferta digital ABB Ability ™, permitindo a monitorização e o controlo da rede de carregamento em CC.

Este tipo de posto de carregamento tem sido instalado nas lojas Lidl em toda a Europa. Existem mais de 100 postos de carregamento a operar na Suécia, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Eslováquia, Polónia, França, Suíça, Espanha e Hungria.

O mercado de veículos elétricos está a crescer. Em 2016, as vendas de veículos elétricos cresceram 40% em relação a 2015. Esta tendência deverá continuar nos próximos anos, incluindo o aumento do número de clientes que utilizarão os seus veículos elétricos para irem às compras.

“A Lidl está a seguir na direção certa, o que mais cedo ou mais tarde irá inspirar todo o mercado retalhista. O carregamento de veículos elétricos nas grandes lojas, centros comerciais e escritórios será cada vez mais popular. Um veículo elétrico poderá ser carregado enquanto o condutor se encontra a fazer compras ou numa reunião.

No entanto, os postos precisam de se tornarem mais potentes para encurtar o tempo de carregamento ao mínimo possível e para se adaptarem às necessidades dos clientes " explica Tanja Vainio, Country Managing Director, da ABB República Checa.

Existem mais de 5.000 postos de carregamento da ABB a operar no mundo

Os postos de carregamento da ABB cumprem com três normas de carregamento internacionais - para o carregamento em CC CHAdeMO, que é o standard de carregamento rápido escolhido para o Kia Soul EV, Citroen, Mitsubishi EV, Peugeot e Nissan e a Combined Charging Solution (CCS) para a Mercedes-Benz, Daimler, Ford, Fiat Chrysler, General Motors, Porsche, Volkswagen, Volvo e agora o novo model 3 da Tesla, juntamente com o standard de carga CA (standard Tipo 2).

Os postos são, portanto, adequadas para todos os tipos de carros elétricos disponíveis no mercado.

A ABB está na vanguarda desta tecnologia, fornecendo cerca de 65% dos postos de carregamento rápido na Europa. Até agora, a empresa vendeu e instalou mais de 5.000 postos de carregamento em CC em todo o mundo.




Menos de meia hora de tempo de carregamento

Atualmente são usadas duas tecnologias para carregar veículos elétricos - carregamento em corrente alternada ou corrente continua. A corrente alternada permite que se carreguem os veículos dependendo da potência do carregador incorporado no próprio veículo.

Assim, com os tamanhos de bateria de hoje, aqueles com carregadores de 3,6 kW serão carregados em 8 a 10 horas, as versões com carregadores de 7,2 kW - de 5 a 6 horas, e os modelos com carregadores de 22kW no máximo - cerca de uma hora.

O carregamento em CC é a tecnologia mais recente e está disponível para todos os veículos elétricos, permitindo o carregamento da bateria de 0 a 80% em cerca de meia hora. Devido às limitações tecnológicas das baterias e à sua tendência de sobreaquecimento, a última fase de carregamento ocorre com menor potência.

Electro-mobilidade na nuvem e a ABB Ability

Uma parte importante do contrato da Lidl é o "Driver Care" e "Charger Care” - pacotes de sistemas de comunicação e gestão de postos de carregamento. Com estas aplicações, a Lidl poderá monitorizar em permanência os parâmetros dos seus postos de carregamento, incluindo o consumo de energia para cada um deles, ou calcular estatísticas ao longo de um período definido.

“Por defeito, as nossas estações estão conectadas a uma nuvem dedicada, permitindo monitorizar o equipamento em tempo real ou realizar diagnósticos remotos. Deste forma também permite planear corretamente a manutenção de modo a eliminar potenciais falhas e implementar um plano de atuação num curto espaço de tempo.

Combinado com uma aplicação integrada de manutenção preditiva na plataforma Microsoft Azure, o sistema pode responder antes que uma falha prejudique a qualidade do serviço. A fiabilidade do carregamento rápido do posto é crucial na mobilidade elétrica", diz Frank Mühlon, responsável pelo departamento global “EV Charging Infrastructure” da ABB.

Todos os processos de recolha e processamento de dados do posto de carregamento fazem parte do ABB Ability ™, que inclui mais de 180 soluções e serviços digitais. Em virtude da experiência em indústria e das capacidades das ligações de internet, bem como as últimas tecnologias digitais, é possível melhorar significativamente a eficiência operacional e a produtividade dos clientes da ABB em várias áreas.


Sobre a ABB
A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa pioneira em produtos de eletrificação, robótica e automação, automação industrial e redes elétricas, servindo globalmente clientes em serviços públicos, indústria, transporte e infraestruturas. Com mais de 125 anos de história de inovação, a ABB hoje escreve o futuro da digitalização industrial e conduz a Energia e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 132.000 funcionários. www.abb.com



Busca



ENTRE EM CONTATO

INFORMAÇÃO RELACIONADA