ABB recebe pedido para expandir rede ferroviária urbana no Brasil

2014-02-27 - Serão fornecidas subestações que irão apoiar a expansão da rede de trânsito rápido em Salvador

Zurique, Suíça, 27 de fevereiro de 2014 – A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, vai fornecer subestações para o Grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), um dos maiores conglomerados privados de infraestrutura da América Latina. O pedido foi registrado no quarto trimestre de 2013 e objetiva fornecer energia para a expansão das linhas de metrô na área da Grande Salvador, no Estado da Bahia. As partes concordaram em não divulgar o valor do pedido.

O projeto irá melhorar a infraestrutura de transporte urbano, ligando o centro da cidade de Salvador, ao bairro de Águas Claras (extensão da linha 1, 17,6 km) e para diante da cidade costeira de Lauro de Freitas, passando pelo Aeroporto Internacional de Salvador (linha 2, 24,2 km). As novas linhas, com um total de 22 estações, também fornecerão transporte rápido ao estádio Fonte Nova, um dos locais oficiais da Copa do Mundo de 2014.

O escopo do projeto da ABB inclui a construção de duas subestações primárias, 17 subestações de distribuição, sete subestações de tração e um anel de média tensão de 32 quilômetros para a expansão da linha. O compacto painel de controle híbrido PASS (Plug and Switch System) da ABB será implantado para reduzir o tamanho do projeto e permitir que as subestações sejam posicionadas perto das estações ferroviárias.

Outros fornecimentos de produtos importantes incluem painéis de controle de corrente alternada de baixa e média tensão, transformadores de potência, geradores c.a., retificadores, transformadores retificadores, equipamentos de proteção e sistemas de controle de supervisão. A ABB é responsável pelo design, engenharia, fornecimento, instalação e comissionamento do projeto, que tem conclusão prevista em 2016.

"Essas subestações irão proporcionar alimentação confiável e eficiente, para oferecer suporte à operação da rede ferroviária ampliada," disse Marco Berardi, responsável pela unidade de negócios de Subestações da ABB no Brasil. "A ABB possui tecnologias de ponta e um forte histórico de fornecimento de soluções inovadoras para o setor ferroviário, atendendo comunidades em todo o mundo", reforça.

Um foco maior sobre a questão ambiental, a urbanização e a necessidade de transportar mais rapidamente mais pessoas está conduzindo o desenvolvimento das redes ferroviárias em todo o mundo, especialmente nos mercados emergentes. A ABB é a principal fornecedora de produtos de energia e automação, sistemas e serviços que fornecem energia confiável para infraestruturas ferroviárias e material circulante. Isso inclui subestações de tração de corrente alternada (c.a.) e contínua (c.c.) e soluções de eletrificação ferroviária para redes de linhas principais, metrôs e transporte de massa.

As subestações são as principais instalações da rede elétrica que transformam os níveis de tensão e facilitam a transmissão e distribuição confiável e eficiente da eletricidade. Incluem equipamentos que protegem e controlam o fluxo de energia. Reconhecida mundialmente, a ABB é a principal fornecedora de subestações isoladas a gás e a ar, com mais de 10.000 instalações ao redor do mundo, cobrindo uma variedade de níveis de tensão de até 1.100 kV, atendendo clientes comerciais e industriais, e concessionárias de serviços públicos, bem como setores como o ferroviário, transporte urbano e energias renováveis.

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 150.000 funcionários. ABB tem uma completa variedade de negócios na China, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento, vendas e serviços, com 19.000 funcionários, 36 empresas locais e uma extensa rede de vendas e serviço em 90 cidades.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube