ABB fecha contrato com a Hydro para ampliar a automação da mina de bauxita Paragominas

2016-12-13 - Companhia vai fornecer expertise para o sistema de rejeitos no Pará



A ABB, líder global em tecnologias de energia e automação, acaba de firmar acordo com a Hydro, empresa global de alumínio sediada na Noruega. O objetivo do contrato é a expansão do Sistema da ABB de automação e controle (Sistema 800xA), já instalado na Planta Paragominas. Além da ampliação da automação que ocorrerá no sistema de rejeitos da mineradora, a ABB também vai oferecer treinamentos para a equipe de operação do local.

O Sistema 800xA da ABB controla atualmente as linhas de produção e manuseio de materiais da Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo com capacidade de produção de 6,3 milhões de toneladas por ano. A bauxita é extraída na mina em Paragominas (PA) e transportada via mineroduto, que tem aproximadamente 244 km de extensão, até a Alunorte. O sistema de automação da ABB, em operação na planta existente, é um dos maiores projetos do mundo já realizados no segmento de mineração, e a ampliação deve durar até 8 meses.

A expansão do Sistema 800xA em Paragominas tem por objetivo aumentar a produtividade e otimizar os trabalhos por meio de controle remoto da operação. O sistema da ABB é capaz de melhorar a eficiência da engenharia, o desempenho do operador e a utilização dos recursos envolvidos no processo de produção das plantas ao integrar a operação. A solução integra sistemas de segurança, elétricos, de vídeo, de manutenção e de controle.

Com essa ferramenta a ABB proporciona aos operadores maior controle de processos de forma segura e rentável para o parceiro. Além das operações integradas, o sistema da ABB possui uma interface homem-máquina de alto desempenho e oferece um ambiente mais confortável ao operador.

Sobre a ABB - A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com.br

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


Busca