ABB apresentará rede de automação predial na ExpoPredialtec

2014-09-17 - Veículo: Brasil Engenharia (online) - 04/08/14
Sistema promove o uso inteligente de energia, por meio do controle da iluminação e sensoriamento

A ABB, empresa de tecnologias de energia e automação, apresentará novidades em sistemas de automação residencial e predial durante a 5ª edição da ExpoPredialtec, principal feira do setor no País. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Com mais de 30 anos de atuação no setor de automação predial, a ABB apresentará a linha Room Master, uma solução KNX voltada para hotéis, apartamentos e salas de aula, que pode realizar controles de iluminação, climatização, sistemas de segurança e outras cargas elétricas. O produto funciona por meio do protocolo KNX, standard mundial para automação predial e residencial.

O ABB i-bus® KNX oferece variedade de produtos para a execução de projetos e podem ser aplicados em iluminação (controle de iluminação e regulação), controle de climatização (sistemas de aquecimento, ar-condicionado e ventilação), proteção solar (controle de cortinas, persianas e brises), gestão energética (gestão de energia e consumo), automatização (tecnologia centralizada e controle remoto) etc. O sistema permite escolher quais aparelhos serão automatizados e qual a quantidade de acordo com as necessidades do cliente e projeto. A rede é configurada de maneira expansível, ou seja, depois de instalada pode ser reduzida ou ampliada em diferentes funcionalidades ou área de cobertura. Além disso, o protocolo KNX garante longevidade, pois mesmo que as funcionalidades evoluam, os cabos e módulos que as conectam podem continuar sendo utilizados.

Além de facilitar tarefas do dia a dia, a automação predial e residencial promove controle inteligente do uso da energia. A iluminação, por exemplo, pode ser administrada em função da intensidade luminosa vinda do exterior, reduzindo o consumo energético. Já o sistema de ar-condicionado pode ser acionado pela presença do usuário. O controle das ações pode ser feito por pulsadores ou painéis touch, promovendo funcionalidade, além de permitir monitoramento por celular ou tablet. Para Gustavo Vazzoler, gerente geral de Enclosures & Din-Rail da unidade de negócios Produtos de Baixa Tensão, participar de eventos como a ExpoPredialtec é importante para apresentar o portfólio de produtos da empresa. “Essa é a maior feira do setor, que representa uma oportunidade única de divulgar produtos de qualidade internacional no mercado brasileiro. É necessário mostrar para as pessoas que automação predial e residencial é uma tecnologia acessível”, completa Vazzoler.

A ABB oferece aos profissionais da área uma linha completa de produtos que podem atender os desafios das instalações em edifícios tanto hoje como no futuro. “A automação dos edifícios tem como finalidade combinar as funções específicas dos ambientes, com as necessidades particulares de seus usuários, de forma simples. O KNX é uma tecnologia para se aplicar nas instalações elétricas atuais em substituição à tecnologia das instalações convencionais”, completa Vazzoler.

Busca