Os novos contactores AFS da ABB melhoram a segurança das máquinas

2017-11-22 - A ABB complementa a sua gama de componentes de segurança avançados que melhoram a proteção, maximizam o tempo de atividade e aceleram a entrega do projeto.
A nova gama de contactores AFS da ABB para aplicações de segurança já se encontra disponível para encomenda. O lançamento dos novos contactores complementa a expansão do portefólio de componentes de segurança da ABB, permitindo equipar todos os aspetos da arquitetura de segurança de uma linha de produção com tecnologias ABB.


Os novos contactores AFS podem fazer parte de uma cadeia de segurança de máquinas industriais e nas aplicações da indústria de processos, parar motores ou desencadear descargas de gás.

Para aplicações de segurança de máquinas, os contactores AFS vêm com blocos de contacto auxiliares dianteiros fixos, que facilitam a monitorização e o controlo de circuitos. Os contactos mecanicamente ligados e espelhados também ajudam a tornar os sistemas mais seguros.

Massimiliano Cifalitti, responsável global do grupo de produtos para a área negócio de Arranque Motor e Segurança Máquina da ABB, disse: “O novo contactor AFS mostra porque razão a ABB é líder em segurança industrial. O seu design inovador torna este componente chave para a segurança da máquina fácil de instalar, mais fácil de manter e mais seguro para operar.

Com as mais recentes atualizações da nossa gama completa de componentes de segurança e ferramentas de software que tornam os locais de trabalho mais seguros, os nossos clientes podem escolher com confiança sabendo que a ABB lhes oferece a melhor solução possível para sua arquitetura de segurança completa ".

Os contactores AFS totalmente novos foram projetados para facilitar a integração em sistemas de fabricantes de máquinas. Todos os dados referentes aos contactores estão prontamente disponíveis através das ferramentas de design de segurança, como o “Sistema”, ou o “FSDT” da ABB. Para os fabricantes, esta questão facilita a conceção de máquinas com níveis de segurança mais elevados, cumprindo as principais normas de segurança EN ISO 13849 e EN 62061.

O design ergonómico da ABB torna a operação mais segura e simples. Durante a manutenção de rotina, o bloco de contato auxiliar de cor amarela, torna mais rápido e fácil de identificar o dispositivo de segurança no quadro elétrico, economizando tempo valioso. Uma capa protetora ajuda a evitar o funcionamento manual acidental.

A gama facilita a criação de sistemas de proteção de alto desempenho. A o consumo de energia do contactor pode ser reduzido até 60 por cento, permitindo transformadores, ventiladores e quadros elétricos mais compactos. A proteção contra sobretensão incorporada vem como standard. O tempo de resposta quase instantâneo do equipamento melhora a segurança. Quando uma falha é detetada, os tempos de abertura são inferiores a 30 ms para as variantes selecionadas, permitindo aplicações com distâncias de segurança significativamente menores.

Os contatos encravados e espelhados mecanicamente são marcados com símbolos na frente e fornecem o desempenho exigido nos circuitos de feedback. Isso evita quaisquer mudanças inesperadas no contacto auxiliar, se os contactos principais ficarem soldados ou presos. Também garante que uma indicação precisa do status do sistema de segurança seja exibida em todos os momentos.

“Os contactores de segurança projetados desempenham uma função essencial nas máquinas, interrompendo a alimentação elétrica para a carga, geralmente um grande motor elétrico,” diz Cifalitti "Na ABB, acreditamos que uma melhor segurança é sempre a decisão certa.!”. As nossas equipas de especialistas criaram o contactor AFS para recompensar essa decisão.”

Características técnicas

    • Até 45kW - 400 V AC-3, 60hp - 480 V e 130A - 690 V AC-1, 115A - uso geral
    • Tempos de abertura rápidos inferiores a 30 ms para diferentes variantes
    • Espelho e contactos encravados mecanicamente com certificado de terceiros
    • Recursos a contactos auxiliares de baixa energia com capacidade de comutação mínima 12 V, 3 mA 10-7
    • Supressor de picos incorporado

Os produtos de segurança da ABB trazem qualidade e inovação aos equipamentos industriais essenciais. A ABB também introduziu uma nova gama de relés de segurança Sentry que são mais fáceis de instalar, tornando a solução de problemas mais rápida e minimizando o tempo de inatividade.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa pioneira em produtos de eletrificação, robótica e automação, automação industrial e redes elétricas, servindo globalmente clientes em serviços públicos, indústria, transporte e infraestruturas. Com mais de 125 anos de história de inovação, a ABB hoje escreve o futuro da digitalização industrial e conduz a Energia e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 funcionários. www.abb.com


Busca



ENTRE EM CONTATO

LINKS RELACIONADOS

DOCUMENTAÇÃO