Novo conjunto ABB de motor síncrono de relutância IE4 e conversor de frequência, com elevada eficiência e fiabilidade

2012-12-17 - Ao garantir eficiência e fiabilidade inigualáveis, o motor síncrono de relutância IE4 e o conversor de frequência são uma ótima escolha para aplicações de bombagem e ventilação. A gama de potência destes novos motores vai de 11 a 315 kW.
A ABB, grupo de referência em tecnologia de energia e automação, lançou a versão IE4 de elevado rendimento do seu premiado motor síncrono de relutância (SynRM) e conversores de frequência.

Os motores síncronos de relutância apresentam um rotor inovador combinado com a tecnologia convencional do estator. O rotor não tem enrolamentos – ao contrário das conceções síncronas tradicionais – o que significa que as perdas no rotor são virtualmente eliminadas. Isto não só aumenta a eficiência como também garante que o rotor roda a frio, mantendo uma baixa temperatura dos rolamentos e aumentando significativamente a sua fiabilidade.

Com a tecnologia avançada do rotor, o motor SynRM sem ímanes permanentes garante o desempenho de um motor de íman permanente, mas a sua facilidade de utilização e o custo-eficiência são semelhantes aos de um motor de indução. Os motores SynRM IE4 da ABB possuem as mesmas combinações em tamanho/potência dos motores de indução, tornando mais simples a sua substituição. Como resultado podemos melhorar a eficiência de um sistema, sem os custos das modificações mecânicas.

Os motores SynRM terão que ser associados a um variador de velocidade industrial da família ACS850, com um software específico para estes motores. A ABB é o primeiro fabricante a fornecer curvas de eficiência comprovadas para o conjunto motor-variador abrangendo toda gama de velocidades. Os utilizadores podem, portanto, calcular com precisão a energia consumida pelo conjunto do equipamento – algo que antes era impossível porque os dados de eficiência estavam apenas disponíveis para motores, e apenas para um número limitado de pontos de carga. Isto permitirá aos utilizadores reduzir o consumo de energia e emissões de dióxido, e otimizar os custos de utilização.

Quando a ABB lançou pela primeira vez a tecnologia SynRM, em 2011, imediatamente arrecadou o prestigiado prémio de automação da feira SPS/IPC/DRIVES na Alemanha. Em simultâneo, a ABB lançou os pacotes de acionamento-motor High Output SynRM, e estes estão a ser complementados pela introdução de uma gama de IE4. Uma gama completa de pacotes pré-selecionados está disponível – otimizado para aplicações de bombagem e ventilação - na gama de potência de 11 – 315 kW. Todos oferecem um processo de controlo suave e eficiente e uma ótima utilização de energia.

O Grupo ABB (www.abb.com), líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de electricidade, água e gás, e à indústria, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacte ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.


Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO