ABB coloca em serviço um transformador com um nível recorde de tensão de 1,2 milhões de volts

A tecnologia inovadora do transformador CA de 1.200 kV será aplicada ao plano de eletrificação em ultra-alta tensão da Índia.

Transformador de potência em ultra-alta tensão de1.200 kV em Bina, India
A ABB desenvolveu, fabricou e colocou em funcionamento um transformador de potência em ultra-alta tensão de 1.200 Kilovolts (kV) para dar suporte aos planos da Índia de construir um sistema de transmissão de eletricidade a 1.200 kV capaz de suplementar a rede de transmissão já existente de 400 e 800 kV e para atender à crescente procura de energia elétrica. O transformador foi fabricado e testado nas instalações de última geração da ABB em Vadodara, na Índia.
Este transformador de 1.2 milhões de volts é o de maior tensão alterna construído no mundo, e está instalado no laboratório de testes nacionais em Bina, Madhya Pradesh, no centro da Índia, como parte de uma iniciativa em colaboração com o principal operador da rede de transmissão de energia do país, Power Grid Corporation of India Limited (POWERGRID).

A extensão geográfica da Índia implica que muitas vezes existem longas distâncias entre as grandes centrais de produção de energia e os maiores centros de consumo urbanos e industriais, pelo que são necessárias linhas de transmissão eficientes. Adicionado a isso está o compromisso do país em aumentar a contribuição das energias renováveis. Tudo isso está a impulsionar o desenvolvimento de uma infraestrutura de transmissão de ultra-alta tensão.

O sistema de transmissão a 1.200 kV ajudará a fortalecer a rede e aumentará a capacidade de carga em 6.000 megawatts. MW). As linhas em tensões mais elevadas permitem transportar maiores quantidades de eletricidade a maiores distâncias, enquanto as perdas são minimizadas. Ao mesmo tempo, um menor espaço é requerido porque são necessárias menos linhas, reduzindo o impacte ambiental e os custos totais.

Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB declarou: “A ABB tem uma história de pioneirismo na Índia, e este marco a 1.200 kV é outro exemplo concreto do nosso compromisso de apoiar o país no desenvolvimento que está a ocorrer na sua infraestrutura elétrica. Este projeto é um exemplo de como a ABB proporciona um valor diferencial com a inovação e colaboração. dos clientes, ambos elementos chave da nossa estratégia Next Level”.

Além do transformador, a ABB desenvolveu um interruptor de 1,200 kV, o qual foi previamente colocado em funcionamento no laboratório de testes. Este é o primeiro dispositivo híbrido isolado de gás que entra em serviço, em todo o mundo, com este nível de tensão. O disjuntor de desenho exclusivo está confinado em segurança com o seccionador num compartimento de gás isolante – resultando uma poupança de espaço até 60%, quando comparado com as soluções convencionais.

Sobre a ABB

ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria e infraestruturas de transportes. Há mais de quatro décadas que a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos ligados através da sua base instalada, superior a 70.000 sistemas de controlo em todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada idealmente para beneficiar da Revolução Energética e da Quarta Revolução Industrial. Com uma herança superior a 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores.