ABB apresenta o futuro da colaboração entre humanos e robôs: YuMi®

2014-09-09 - Robô inovador, com dois braços, de fácil interação e com funcionalidade superior abre vasto potencial global em automação na indústria

Londres/Zurique, 9 de setembro de 2014– a ABB apresentou o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo: YuMi®.

YuMi é um robô amigável de dois braços desenvolvido para uma nova era de automação, pode ser aplicado por exemplo, na montagem de pequenas peças, quando pessoas e robôs trabalham juntos nas mesmas tarefas. YuMi é a abreviação para ‘you and me’ (você e eu), trabalhando juntos.

YuMi foi desenvolvido para atender as necessidades de produção flexível e ágil da indústria consumidora de eletrônicos. Seu projeto será continuamente melhorado para atender outros setores do mercado. YuMi é uma solução colaborativa de dois braços para montagens com a habilidade para ver e sentir. Os dois braços macios e acolchoados do robô, combinados a uma tecnologia inovadora de sensoriamento de força, garantem a segurança dos colegas de trabalho humanos de YuMi. A segurança faz parte da funcionalidade do próprio robô, o que permite que ele trabalhe sem armação.

Capaz de manusear tudo, desde as peças delicadas e precisas de um relógio de pulso mecânico até componentes usados em celulares, tablets e PCs, YuMi age com uma precisão tão grande que pode enfiar a linha em uma agulha.

“YuMi mudará muitos conceitos da humanidade sobre processos de fabricação e industriais,” disse Pekka Tiitinen, responsável da divisão de Discrete Automation and Motion, “Yumi abrirá infinitas possibilidades. Estamos no começo de uma nova e empolgante era para a automação industrial.”

De acordo com Vegard Nerseth, responsável global da Robótica da ABB, acrescentou: “Nomear este robô de YuMi reflete o verdadeiro espírito da colaboração entre humanos e máquinas – humanos e robôs compartilhando tarefas lado a lado de maneiras que nunca poderíamos imaginar antes.”

YuMi será lançado comercialmente em 13 de abril de 2015, na Hannover Messe na Alemanha, a maior feira de tecnologia industrial do mundo.

A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação que permitem aos clientes de concessionárias, indústrias, e transporte e infraestrutura melhorarem seu desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube