A ABB apresenta o novo equipamento de deteção de falhas por arco elétrico S-ARC1

2017-11-20 - À medida que o número de incêndios acidentais em casa e no trabalho continua a aumentar, a ABB lança o seu novo equipamento de deteção de falhas por arco elétrico S-ARC1 com disjuntor integrado.

Segundo estimativas recentes, o número de incêndios causados por uma instalação elétrica defeituosa na Europa excede os dois milhões, com um custo de mais de 126 biliões de euros em danos causados pelo fogo. Neste sentido, a necessidade de oferecer melhor proteção contra incêndio nas instalações residenciais e comerciais nunca foi tão grande.
    A Alemanha será o primeiro país da Europa a prescrever a instalação de um equipamento de deteção de falhas por arco elétrico (AFDD) como obrigatória (a partir de 18 de dezembro de 2017) e, com base em sua ampla experiência em segurança doméstica e de construção, a ABB lançou sua nova série S-ARC1 para fornecer proteção completa para as pessoas, edifícios e bens insubstituíveis.

    A ABB em Portugal, através da CT64, votou positivamente a inclusão de uma recomendação para a utlização de dispositivos AFD na legislação nacional - RTIEBT (em alinhamento com o que acontece na HD EN 60364-4-42)







Com a nova gama, os perigos mais comuns desencadeados por interrupções na instalação elétrica podem ser detetados com antecedência, minimizando o risco de danos causados pelo fogo.

De acordo com a norma de produto IEC / EN 62606, um AFDD é um equipamento destinado a minimizar os efeitos de falhas provocadas pelo arco elétrico, desligando automaticamente o circuito quando uma falha de arco é detetada. As causas das falhas de arco elétrico incluem instalações danificadas, cabos presos, rutura do cabo, radiação UV e danos causados por roedores, contatos e conexões soltos, instalação incorreta ou tomadas e cabos danificados.

Comentando o lançamento, Piero-Giorgio Schiannini, Global Product Group Manager DIN rail Products, disse: "Proteger os nossos clientes está na vanguarda da inovação dos nossos produtos e é fundamental para a filosofia de produto e missão global da ABB, estamos empenhados em reduzir o número de incêndios desnecessários.

A nova gama S-ARC1 é uma maneira fácil para os instaladores de minimizar possíveis problemas e proporcionar tranquilidade aos seus clientes. Oferece máxima segurança e fácil instalação, sendo um avanço positivo nas nossas soluções de proteção de edifícios".

Os novos equipamentos de deteção de falhas por arco elétrico 1P + N da ABB com disjuntores modulares integrados, o S-ARC1 e o S-ARC1 M, estão disponíveis com capacidade de corte de 6kA e 10kA, respetivamente, e oferecem proteção contra sobreintensidade e falhas de arco.

Quando combinado com um Disjuntor de Corrente Residual (disjuntor diferencial) como um dispositivo a montante, a gama S-ARC1 fornece a melhor solução para proteção do quadro geral.

Equipado com terminais duplos para fácil conexão com condutores ou barramentos, a nova gama é mais rápida ao instalar. Também pode ser usado com os barramentos ABB’s System Pro M compact®, removendo a necessidade de cablagem adicional. Fornecido com ambos os terminais superior e inferior, o S-ARC1 é ideal para uso em todos os países europeus.

A monitorização da função LED mostra o estado atual do equipamento e identifica a causa potencial de qualquer problema. Reduzindo o tempo de manutenção e permitindo uma fácil solução dos problemas da rede elétrica.

A nova gama S-ARC1 da ABB possui também a função de autoteste contínuo, graças à integração de uma unidade eletrónica interna. Garantindo a continuidade do serviço e evitando problemas indesejados no caso do autoteste interno falhar, o LED desliga ou começa a piscar verde e vermelho, alternadamente, e não desliga o sistema. Além disso, um botão de teste é visível, para verificar o funcionamento correto do AFDD.

O S-ARC1 e o S-ARC1 M são a solução ideal para a utilização numa variedade de instalações, desde dormitórios e salas comuns em escolas, enfermarias e lares de idosos, até salas e edifícios com alto risco de incêndio, como unidades de produção, gráficas ou industrias de manufatura.

Outras aplicações incluem edifícios construídos com materiais de construção predominantemente inflamáveis, como casas de madeira ou sistemas de ventilação forçada e locais culturalmente importantes, incluindo museus, bibliotecas e galerias de arte.


A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa pioneira em produtos de eletrificação, robótica e automação, automação industrial e redes elétricas, servindo globalmente clientes em serviços públicos, indústria, transporte e infraestruturas. Com mais de 125 anos de história de inovação, a ABB hoje escreve o futuro da digitalização industrial e conduz a Energia e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 funcionários. www.abb.com

Busca



ENTRE EM CONTATO