Primeiro Prêmio ABB de Pesquisa em homenagem a Hubertus von Gruenberg concedido ao Dr. Jef Beerten

2016-10-20 - Dr. Jef Beerten da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, recebe prêmio de US$ 300.000, ao longo dos próximos três anos, como subvenção para a pesquisa em curso na avançada tecnologia de energia.
Dr. Jef Beerten da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, recebe prêmio de US$ 300.000, ao longo dos próximos três anos, como subvenção para a pesquisa em curso na avançada tecnologia de energia.

O Dr. Jef Beerten, da Universidade de Lovaina (Leuven KU) e EnergyVille, com bolsa de pós-doutorado da Research Foundation – Flandres (FWO), Bélgica, é o primeiro ganhador do ABB Research Award em honra a Hubertus von Gruenberg. Em uma cerimônia diante de mais de uma centena de pesquisadores internacionais, o Dr. Beerten foi reconhecido por sua tese de doutorado, “Modeling and Control of DC Grids” ("Modelagem e controle de redes CC"). Ele foi escolhido entre 69 candidatos das principais instituições ao redor do mundo, representando uma ampla gama de disciplinas. Dedicado em homenagem ao ex-presidente da ABB, Dr. Hubertus von Gruenberg, o prêmio reconhece o melhor trabalho acadêmico em energia e automação e é acompanhado por uma das maiores bolsas de pesquisa desse tipo. Esse prêmio será realizado a cada três anos.

"Como líderes em tecnologia pioneira e campeões digitais globais, estamos felizes em apoiar a pesquisa conectada à energia e à Quarta Revolução Industrial," disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. "Parabenizo Jef Beerten, cujo trabalho se destaca por sua aplicabilidade aos problemas reais no campo da energia e automação".



O ABB Research Award em honra de Hubertus von Gruenberg, equivalente a $300.000, é o mais alto prêmio da Suíça relacionado a pesquisa, que está sendo realizado pela primeira vez. Da esquerda para a direita: Peter Voser, Chairman do Conselho de administração da ABB; Professor Ronnie Belmans, UC Leuven; Hubertus von Gruenberg, ex-presidente da ABB; Jef Beerten, ganhador do prêmio, UC Leven; Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB; Michele Husain, ABB Chief Technology Officer da ABB.

A tese de doutorado de Jef Beerten oferece novos insights sobre fenômenos que regem a estabilidade das redes de corrente contínua de alta tensão (HVDC), interagindo com as redes existentes de corrente alternada (HVDC) de alta tensão. As conexões de ponta a ponta HVDC já são empregadas e oferecem um método mais eficiente e rentável para a transmissão de energia de longa distância em massa. As malhas de redes de HVDC, interagindo com a infraestrutura existente de CA oferecem uma solução, de forma eficiente e econômica, roteando energias renováveis para onde elas serão finalmente consumidas. As ferramentas atuais para o estudo de sistemas de energia em grande escala (escala continental, por exemplo) são projetadas, no entanto, para compreender o comportamento específico das redes de CA. Jef Beerten desenvolveu novas ferramentas, modelos e métodos para projetar e controlar a malha de redes HVDC, que utilizam conversores eletrônicos de energia de chaveamento rápido para conversão de CA-CC, a fim de melhorar a compreensão de como hoje as grades HVAC irão interagir com as futuras redes HVDC.

Jef Beerten ganhou seu grau de PhD em 2013 com cumprimentos do Board of Examiners (Conselho de Examinadores) - a mais alta honra na Universidade católica de Leuven. Ele esteve no grupo de pesquisa do Prof. Dr. Ronnie Belmans — seu orientador de doutorado — durante oito anos, como um dos seus principais membros.

Como ganhador do prêmio, o Dr. Beerten disse: “Estou orgulhoso e feliz em ter sido agraciado com este prêmio excepcional”. Gostaria de agradecer a ABB por tê-lo concedido a mim e por esta oportunidade única de continuar o meu trabalho no campo de sistemas de energia elétrica. Esta nova pesquisa desafia as abordagens anteriores para modelagem, controle e operação de redes elétricas. Ela nos lembra que temos de abraçar essas alterações para desafiar os paradigmas existentes e pensar fora da caixa."

Com este prêmio de pesquisa, a ABB está oferecendo à próxima geração de pesquisadores o apoio necessário para prosseguir em suas ideias e visões, enquanto trabalham para desenvolver e apresentar resultados inovadores para as comunidades científicas e empresariais internacionais.

O Prof. Robert Armstrong, Massachusetts Institute of Technology (MIT); Prof. Ulrike Grossner, Eidgenössische Technische Hochschule (ETH Zürich); Prof. Nina Thornhill, Imperial College de Londres; Prof Zheyao Wang, Universidade de Tsinghua, Pequim; Michele Husain, Chief Technology Officer da ABB; e Dr. Hubertus von Gruenberg, chairman do Conselho do Grupo ABB de 2007 a 2015 compuseram o júri que decidiu sobre quem seria o premiado.

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube