Azipod irá fornecer energia para os navios de instalação de turbinas eólicas no Mar do Norte

Unidades de propulsão compactas para velocidade, manobra e eficiência energética em operações de precisão no mar
A instalação de turbinas eólicas no mar requer um navio robusto capaz de transportar, manobrar e instalar com precisão materiais de fundação para usinas eólicas offshore e turbinas de todos os tipos e tamanhos. Para explorar totalmente as condições climáticas operacionais em ambientes marítimos, oito sistemas de propulsão compactos Azipod® C , de alto desempenho e eficiência energética, foram instalados no Pacific Orca e Pacific Osprey, os maiores navios do mundo de instalação de usinas eólicas (WIV), ambos administrados pela Swire Blue Ocean A/S.

Os sistemas Azipod foram entregues à Samsung Shipyard na Coreia pela nova fábrica de Azipod da ABB em Xangai, China, estabelecida em 2011 para construir as unidades Azipod de baixa potência. A nova fábrica produz o Azipod CO e CZ, com potência nas faixas de 1,33 - 4,5 megawatts (MW) e 3,3 - 4,7 MW respectivamente. A fábrica ajuda a ABB a atender a demanda de navios de ponta de estaleiros chineses que cresce rapidamente e, ao mesmo tempo, a fornecer melhor serviço a mercados fundamentais da construção naval, como Japão e Coreia do Sul. Por volta de setembro de 2012, mais de 20 unidades Azipod C foram entregues pela fábrica de Xangai.

Em 2011, a ABB forneceu quatro unidades Azipod ao Pacific Orca e, em 2012, outras quatro foram encomendadas para o Pacific Osprey. O Pacific Osprey será entregue ao fornecedor de serviços da indústria de petróleo e gás offshore, com base em Cingapura, Swire Pacific Offshore Operation (Pte) e será implementado em 2013 na usina eólica marítima Dan Tysk no Mar do Norte. Esse novo navio substituirá o Pacific Orca, que será reimplementado para atender a concessionária dinamarquesa, DONG Energy.

O sistema de propulsão marítima da ABB, o Azipod C, economiza espaço a bordo do navio para um projeto mais eficiente de instalação de equipamentos, considerações essenciais para “levantar” WIVs como o Pacific Orca. Os Azipods ajudam a melhorar a manobra e podem reduzir o consumo de combustível de um navio em até 25 %.

Os Azipods fornecidos à Samsung Shipyard irão propulsionar navios de 161 metros de comprimento (viga 49 metros) em velocidade superiores a 13 nós, enquanto transporta doze turbinas de 3,6 MW. Os Azipods permitem que o navio seja manobrado com muita precisão, permitindo que ele seja suspenso sobre seis conjuntos de colunas de sustentação em águas de até 75 metros de profundidade.

Motivada pelo impulso global por geração de energia renovável, espera-se um crescimento da capacidade de energia eólica de 3,55 gigawatt (GW) em 2012 para 239 GW em torno de 2030.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


Busca