Navegação de planadores para conversor de frequência

A cooperativa Lopen Liito-Veto inova no uso de um conversor de frequência para guinchos de planadores movidos por eletricidade na Finlândia. O guincho operado eletricamente reduz os custos, é silencioso e garante uma decolagem suave.
Um guincho elétrico leva o planador para a altitude de lançamento em menos de um minuto. A partir daí, a viagem continua com a ajuda de colunas de ar ascendente, ou térmicas. Há cerca de 1.600 pilotos de planadores na Finlândia.

Globalmente falando, um planador de guincho operado eletricamente não é único, mas na Finlândia há apenas 10 guinchos em uso ativo, os quais são movidos por motores de combustão. Agora, graças à Lauri Mattila, o líder da cooperativa LOPEN Liito Veto, existe pelo menos um guincho elétrico na Finlândia fazendo uso de um conversor de frequência.

Os dados coletados durante o verão nos aeroportos Räyskälä e Kiikala revelam que o guincho elétrico economiza dinheiro, tempo, reduz os níveis de ruído e reduz as emissões.

O objetivo principal para o desenvolvimento do dispositivo foi a redução de custos: o custo médio de um lançamento único do aerotow é de 25 a 30 euros, enquanto o valor correspondente para o lançamento de um único guincho elétrico é de aproximadamente 5 euros.

Em aplicações de elevação de carga, o conversor de frequência alimenta a eletricidade armazenada em baterias para um motor, o qual roda uma bobina equipada com uma linha de lançamento de 1,5 km de comprimento. O conversor de frequência é usado para controlar a velocidade de rotação da bobina e torque, que é dependente do tamanho da asa.

Potencial desconhecido

Os dados de operação são coletados automaticamente durante cada lançamento e analisados para ajudar a desenvolver o lançamento de guincho ideal.



O que torna o guincho Lopen Liito-Veto tão especial é que o eixo do motor é ligado diretamente ao carretel sem caixa de velocidades. "O guincho é uma boa aplicação para um conversor de frequência. Nós nem sabemos todas as possibilidades futuras para o dispositivo com relação a lançamentos de guincho automatizados", afirma Jari Kilpeläinen, gerente de vendas da unidade de negócios de Motores e Geradores da ABB e piloto de planador.

O que também é único no pacote de equipamentos é que o guincho de retorno também possui um conversor de frequência. Após o lançamento, uma vez que a sua linha de planador cai do lançamento, o guincho o puxa de volta para o local de lançamento, com a ajuda de uma linha auxiliar. O sistema é o primeiro de seu tipo na Finlândia, e não se sabe se existe alguma versão operada por energia em outros lugares do mundo.

De acordo com Jari Kilpeläinen, o piloto de planador pode sentir a diferença entre um lançamento do guincho eletricamente operado e um aerotow ou lançamento por guincho operado por diesel. "A tração é ainda maior ", disse Jari Kilpeläinen um planador bem qualificado de mais de 30 anos e que já foi instrutor de asa delta e lançou planadores com aviões e guinchos.

O preço de um pacote de guincho movido à eletricidade com conversor de frequência, incluindo o trabalho de desenvolvimento necessário é de cerca de 50.000 euros.



Um guincho alimentado com conversor de frequência
  • Construído sobre a plataforma de baterias de dúzias de caminhões de habitação, um motor com uma classificação de 132 kW e 750 rpm, e um painel elétrico que contém o conversor de frequência. A cabine do caminhão é equipada com janelas traseiras. O guincho de lançamento é controlado com a ajuda de dispositivos terminais localizados na cabine.
  • O caminhão está registrado para uso em estrada e pode ser usado em qualquer aeroporto.
  • Levou vários anos para desenvolver o pacote, e levou dois anos para construí-lo. Com a exceção dos conversores de frequência, todo o equipamento foi reciclado.
O consumo causado pelo lançamento de um planador a uma altitude de 500 metros
  • Um lançamento aerotow: 6 litros de combustível de aviação, cerca de 18 euros
  • Um guincho lançamento de motor de combustão: 1 litro de óleo diesel, cerca de 1,5 euros
  • Um guincho de lançamento elétrico: 2 kWh de eletricidade, cerca de 0,2 Euro
Conversores de frequência
O conversor de frequência que alimenta o guincho extração atual é o módulo inversor da ABB ACS800-104-0320-3 (320 kVa).
O conversor de frequência que alimenta o guincho de retorno usado para retirar a linha é ACS800-01-0020-3 (20 kVa) da ABB.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca