Grand Hotel Palace Ancona, onde a hospitalidade de primeira classe se encontra com a tecnologia da ABB

2018-02-28 - Um edifício histórico ganha um novo fôlego graças às tecnologias da ABB, que criam um local acessível e seguro e que melhoram o conforto e o bem-estar dos hóspedes do hotel.
Quando os proprietários do Grand Hotel Palace Ancona do Século XVII em Itália realizaram uma remodelação significativa, era vital conseguir um equilíbrio entre a preservação da herança do edifício e a adição da mais recente tecnologia, para melhorar o conforto dos clientes e o funcionamento do hotel.

Após a sua reabertura em 2017, o hotel possui agora novas funcionalidades e as mais recentes tecnologia nos quartos, desde cenários de iluminação automáticos até ao aquecimento e entretenimento reguláveis, em conjunto com um sistema de controlo central sofisticado e fácil de operar.



Integração

Desde o início, a integração, que ofereceu maior flexibilidade, conectividade e facilidade de utilização aos hóspedes e ao pessoal, era crucial para o instalador e para o integrador do sistema, a Dago Elettronica srl.

“Foram usados muitos produtos da ABB na instalação porque oferecem soluções altamente fiáveis e ligadas, evidenciando a qualidade dos andares individuais e de todo o sistema integrado da estrutura de serviço,” explicou Sandro Cardinali, Diretor geral da Dago Elettronica.

A solução foi a instalação de um novo sistema de automação de edifícios, permitindo que todo o hotel seja controlado a partir de um local fixo na área da receção.

“O nosso principal objetivo era que tudo fosse fácil de usar pelos nossos clientes,” disse Michele Bernetti, o proprietário do hotel. “Para além de melhorar a experiência do cliente, queríamos maior visibilidade de todo o sistema a partir da receção, o que nos permitiria gerir as nossas instalações de modo mais eficiente e melhorar significativamente o consumo de eletricidade.”

Após a remodelação, o novo software na unidade de controlo permite que o pessoal do hotel opere todos os sistemas, desde o aquecimento e sistemas de vídeo nas portas de entrada até à difusão de som, iluminação e ar condicionado, a partir de um painel de controlo central.


Sistema KNX flexível

A Dago Elettronica especificou o sistema inteligente de gestão e controlo i-bus® KNX da ABB, que controla todas as funções em áreas públicas e privadas e oferece a máxima flexibilidade e opções de otimização, desempenho, segurança e eficiência energética.

O sistema avançado criado para o hotel possui 14 linhas KNX, 538 dispositivos, infraestrutura de IP e pode ser controlado remotamente.

O sistema i-bus® KNX da ABB oferece uma flexibilidade extraordinária, que é particularmente importante no ambiente de um hotel, onde as áreas públicas e privadas se devem integrar, e onde a rotação constante de hóspedes conduz à alteração contínua dos parâmetros de conforto.

A automação nos três novos quartos para famílias do Grand Hotel Palace Ancona demonstra o seu potencial. Os quartos para famílias são constituídos por dois quartos separados, que podem ser convertidos rapidamente num só quarto familiar grande. O novo sistema permite que os quartos se ‘juntem’ de modo rápido e automático para formarem um só ambiente, bloqueando as fechaduras dos quartos individuais e gerindo as luzes e o ar condicionado como se pertencessem apenas a um quarto.

Para além de oferecer um forte controlo funcional, o sistema facilita a monitorização e o serviço de todo o edifício. Uma visualização centralizada dos parâmetros importantes, incluindo a sinalização de falhas ou os requisitos de serviços, assegura um elevado grau de fiabilidade operacional e a satisfação do cliente.

“Desde a instalação, os nossos hóspedes estão encantados com a facilidade de utilização do novo sistema,” acrescentou Michele Bernetti. “Apreciam particularmente o modo como as principais funcionalidades, tais como o aquecimento, iluminação e entretenimento, podem ser controladas facilmente no conforto da sua cama.”


Aparelhagem e monitorização em tempo real

A distribuição elétrica no Grand Hotel Palace Ancona é gerida agora pela gama ArTu quadros de sub-distribuição de baixa tensão da ABB.

O ArTu oferece numerosos benefícios, incluindo a capacidade de escolher a aparelhagem mais adequada aos requisitos de instalação, com base no espaço disponível e um tempo de instalação reduzido graças aos seus kits de montagem rápida.

Para além do KNX, a aparelhagem contém componentes-chave, incluindo disjuntores, seccionadores, porta-fusíveis e disjuntores de corrente residual. Um multímetro monitoriza constantemente os parâmetros elétricos e interage em tempo real, transmitindo alarmes para o centro de controlo se for detetado um consumo anormal ou excessivo.


Posto de carregamento para veículos elétricos

Como parte do compromisso do Grand Hotel Palace Ancona com a sustentabilidade, o hotel oferece agora aos hóspedes um posto de carregamento da ABB para veículos elétricos. Os novos postos de carregamento CA possuem uma potência nominal de 3,7 kW a 22 kW e estão equipados com as tomadas europeias padrão de tipo 2. Pequenos em altura (1.200 mm) e ocupando pouco espaço, os postos de carregamento podem ser instalados facilmente em qualquer lugar, enquanto que o carregamento fiável e eficiente é garantido graças ao seu excelente desempenho.

“Conseguimos algo de especial no Grand Hotel Palace Ancona. Graças ao desenho inteligente e à tecnologia, o hotel possui agora uma mistura perfeita do antigo e do moderno, combinando a arquitetura histórica com sistemas avançados que melhoram o conforto e o bem-estar dos hóspedes, tornando simultaneamente todo o funcionamento mais eficiente,” acrescentou Bernetti.


ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes em todo os mundo nas áreas de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever atualmente o futuro da digitalização industrial e a impulsionar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. Como parceiro mais importante da Formula E, a classe internacional de desportos motorizados totalmente elétricos da FIA, a ABB está a empurrar os limites da mobilidade elétrica para contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 trabalhadores. www.abb.com


Busca



ENTRE EM CONTATO