ABB irá adquirir a Power-One para tornar-se líder mundial em inversores solares fotovoltaicos (FV)

As diretorias da ABB e da Power-One estabeleceram um acordo em que a ABB irá adquirir a Power-One a $6,35 por ação ou aproximadamente $1 bilhão de valor patrimonial, que inclui o caixa líquido de $266 milhões da Power-One
  • A fusão cria um líder mundial na parte mais atraente e "inteligente" da cadeia de valor de FV
  • Com esse acordo, a Power-One poderá utilizar os serviços globais, P&D e canais de vendas da ABB e complementar o crescente negócio de inversores da ABB e sua liderança em eletrônica de potência
  • É esperado que a indústria solar fotovoltaica tenha um crescimento anual de 10%, pois a energia solar fotovoltaica rapidamente alcança paridade tarifária em diversos países e, no longo prazo, mudará o mix energético
  • A continuidade da diretoria está garantida
  • Integração aprovada na divisão de Discrete Automation and Motion
  • O fechamento da transação está previsto para acontecer no segundo semestre de 2013 e está sujeito à aprovações regulatórias e dos acionistas.

Zurique, Suíça, 22 de Abril de 2013 – A ABB (Bolsa de Nova Iorque: ABB), grupo líder em tecnologias de energia e automação, e a Power-One, INc. (NASDAQ: PWER), líder no fornecimento de soluções para enregias renováveis, conversão de potência energeticamente eficiente e gerenciamento de potência, anunciaram que suas diretorias acordaram uma transação na qual a ABB vai adquirir, a Power-One por $6,35 por ação, em dinheiro, ou por $1.028 milhões em valor patrimonial.

A transação vai posicionar a ABB como a principal fornecedora mundial de inversores solares – a “inteligência” por trás dos sistemas solares fotovoltaicos – para um mercado que, de acordo com a Agência Internacional de Energia, tem previsão de crescimento de mais de 10% ao ano até 2021. Esse rápido crescimento está sendo conduzido pela crescente demanda de energia, especialmente nos mercados emergentes, aumento do custo da eletricidade e redução dos preços.

“O solar FV está tornando-se a maior força na reformulação do mix energético, pois está, rapidamente, se aproximando da paridade tarifária”, disse o CEO da ABB, Joe Hogan. “A Power-One é uma empresa bem administrada e é muito respeitada como uma inovadora tecnológica, focada no mais atraente e inteligente produto solar FV. A fusão Power-One e ABB está totalmente alinhada com a nossa estratégia 2015 e deve criar um player global com escala para competir com sucesso e criar valor para clientes, funcionários e acionistas.”

A Power-One possui uma das mais amplas ofertas de inversores solares do mercado, abrangendo desde aplicações residenciais à usinas, e ampla presença global de fabricação. Também tem um portfólio de soluções em energia que está próximo da unidade de negócios de Power Conversion da ABB. A Power-One emprega quase 3.300 pessoas, principalmente na China, Itália, Estados Unidos e Eslováquia. Em 2012, gerou $120 milhões em ganhos, antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA), em vendas de aproximadamente $1 bilhão.

“Esta transação proporciona um importante valor a nossos acionistas e possibilitará a aceleração do crescimento da Power-One,” disse Richard J. Thompson, CEO da Power-One. “Juntos, podemos atender melhor o crescimento mundial da demanda por inovadoras soluções de energias renováveis e fortalecer nossa liderança mundial. Acho que a ABB é a parceira certa e que agora é o momento ideal para nossas empresas se unirem.”

A liderança do portfólio em energia e automação, presença global e oferta de serviços da ABB faz dela um player natural em solar FV. Por muitos anos, a ABB tem apresentado suas soluções para a indústria solar FV e está no caminho de gerar vendas de mais de $100 milhões em inversores solares em 2013. Os inversores solares são uma das tecnologias de mais rápido desenvolvimento em eletrônica de potência, exigindo grandes recursos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em 2012, a ABB investiu, no geral, cerca de $1,5 bilhão em P&D.

“A combinação dessas duas empresas bem sucedidas vai criar um importante crescimento com valor agregado na inovação – o que significa que os inversores oferecem oportunidades para a diferenciação – alcance global, alta qualidade e liderança tecnológica,” disse Ulrich Spiesshofer, responsável pela divisão de Discrete Automation and Motion da ABB, na qual a Power-One estará integrada. “A aquisição apoia a estratégia da divisão para energias renováveis e a meta de construir nosso fortalecimento em eletrônica de potência.”

A negociação está estruturada como uma fusão e terá de atender as condições padrão de fechamento, inclusive a aprovação dos acionistas da Power-One em uma assembleia extraordinária e o recebimento das aprovações regulatórias padrão. O acordo de fusão contém certos mecanismos de proteção aos acertos feitos.

O Credit Suisse atuou como consultor financeiro para a ABB, e a Cleary Gottlieb & Hamilton LLP como consultor jurídico. A Goldman Sachs & Co. atuou como consultor financeiro para a Power-One, e Gibson, Dunn & Crutcher LLP como consultor jurídico.

A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de automação e energia que permitem aos clientes industriais e de concessionárias de serviço melhorar seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas. Nos Estados Unidos, a ABB teve receita de $6,7 bilhões e sua mão de obra aumentou para cerca de 20.000 funcionários, em 2012.

A Power-One, Inc. (www.power-one.com) líder no fornecimento de soluções para gerenciamento e conversão de energia e energia renovável e líder no desenvolvimento e fabricação de inversores fotovoltaicos. Seus produtos para energias renováveis permitem alto rendimento na conversão de energia solar para concessionárias, indústrias e residências . A Power-One tem uma história de 40 anos como líder no fornecimento de produtos para diferentes indústrias incluindo energia renovável, servidores e sistemas de rede de energia e industrial, armazenamento e networking. A empresa está sediada em Camarillo, Califórnia, e tem operações na Ásia, Europa , e vendas, fabricação e P&D nas Américas.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube