Parceria entre a ABB e a Aibel em ligações eólicas offshore

  • A Aibel assume a responsabilidade pelas soluções completas de Engenharia, Compras e Construção para plataformas offshore
  • A ABB foca-se em fornecer a tecnologia de corrente contínua de alta tensão

    A ABB e a Aibel anunciaram hoje uma parceria estratégica para fornecer soluções tecnologicamente avançadas de integração de eólicas offshore. A ABB irá focar-se na sua tecnologia comprovada de corrente contínua de alta tensão (HVDC), enquanto que a Aibel irá assumir a responsabilidade pelas soluções completas de Engenharia, Compras e Construção (EPC) para o desenho, construção, instalação e colocação em funcionamento de plataformas offshore. A parceria combinará as principais competências das duas empresas para oferecer as melhores soluções do segmento. Os parceiros irão colaborar no desenho, engenharia e otimização de ligações eólicas offshore.

    “Temos o prazer de estabelecer uma parceria com a Aibel para abranger as vastas oportunidades da Revolução Energética em curso e dos investimentos em infraestruturas eólicas offshore relacionados. Em conjunto, pretendemos fazer crescer as nossas empresas, complementando entre nós os nossos pontos fortes com serviços exclusivos para os clientes em projetos eólicos offshore,” disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. “As parcerias estratégicas constituem um pilar nuclear da nossa estratégia Next Level e ajudam-nos a impulsionar o crescimento e a reduzir simultaneamente o risco.”

    A integração da energia gerada pelas eólicas offshore em redes elétricas nacionais necessita de uma engenharia complexa. Uma parte importante é a conversão da energia de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC) para transmissão de baixa perda, muitas vezes através de longas distâncias, para ligar eólicas offshore remotas à rede em terra. A energia CC é convertida posteriormente em terra de novo em CA e depois distribuída para consumo. O sistema HVDC incorpora tecnologia sofisticada para assegurar a integração ótima das renováveis e controlo dos fluxos de energia. Os componentes offshore do sistema HVDC estão alojados numa plataforma especialmente desenhada.

    “Temos o prazer de celebrar este acordo de cooperação com a ABB. Tanto a ABB como a Aibel têm um registo comprovado como líderes na oferta de soluções avançadas nas suas respetivas áreas de especialização. Já trabalhámos em conjunto com sucesso e estou convencido que a combinação dos nossos pontos fortes terá uma força de liderança com a qual podem contar,” disse Jan Skogseth, Presidente e CEO da Aibel.

    O sistema HVDC continua a ser a tecnologia de eleição para transmitir grandes quantidades de energia através de longas distâncias, de modo eficiente e fiável, e é ideal para a integração de fontes de energia renovável remotas como as eólicas offshore. A ABB foi pioneira na tecnologia há mais de 60 anos e desenvolveu-a adicionalmente na década de 1990, introduzindo uma solução de conversão de fontes de tensão (VSC) denominada HVDC Light. A ABB é líder de mercado em HVDC, com uma capacidade instalada superior a 120.000 megawatts – cerca de metade da base instalada global. Isto inclui 18 dos 24 projetos de HVDC VSC em funcionamento a nível mundial.

    “Os projetos de transmissão de energia eólica offshore são intrinsecamente complexos por natureza, utilizando tecnologias extremamente avançadas, e a ABB ganhou uma experiência significativa nesta área. Esta parceria com a Aibel irá ajudar-nos a alavancar as competências especializadas das duas empresas e a melhorar a nossa proposta de valor global para os clientes,” disse Claudio Facchin, Presidente de Power Grids. “Reforça a nossa estratégia Next Levell, focando os pontos fortes da nossa tecnologia central, tais como o HVDC, e criando novos modelos de negócio à medida que procuramos oportunidades de crescimento rentáveis.”

    Sobre a ABB
    ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria e infraestruturas de transportes. Há mais de quatro décadas que a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos ligados através da sua base instalada, superior a 70.000 sistemas de controlo em todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada idealmente para beneficiar da Revolução Energética e da Quarta Revolução Industrial. Com uma herança superior a 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores.

    Sobre a Aibel

    A Aibel AS emprega cerca de 5.000 pessoas e está envolvida nos setores de petróleo, gás e energias renováveis, oferecendo soluções de engenharia, construção, atualização e manutenção. A empresa tem dois estaleiros de construção: um em Haugesund, Noruega, e outro na Tailândia. O estaleiro de Haugesund foi estabelecido há mais de 100 anos e é atualmente um dos maiores estaleiros deste tipo na Noruega.

    Nota importante sobre informação prospetiva

    Este comunicado de imprensa inclui informação e afirmações prospetivas. Estas expetativas, estimativas e projeções são geralmente identificadas por afirmações que contêm palavras como “espera”, “acredita”, “prevê”, “pretende”, “planeia”, “é provável” ou expressões semelhantes. No entanto, existem muitos riscos e incertezas, muitos dos quais estão fora do nosso controlo, podendo fazer com que os nossos resultados reais sejam materialmente diferentes da informação e afirmações prospetivas feitas neste comunicado de imprensa, o que poderá afetar a nossa capacidade de atingir qualquer um ou todos os nossos objetivos indicados. Apesar de a ABB Ltd acreditar que as suas expetativas refletidas em qualquer afirmação prospetiva se baseiam em pressupostos razoáveis, não pode garantir que estas expetativas serão atingidas.
  • Busca



    ENTRE EM CONTATO

    • Para mas informações:
    • Media Relations
    • Saswato Das,
      Antonio Ligi, Domenico Truncellito, Sandra Wiesner
      +41 317 65 68
      ABB Ltd
      Affolternstrasse 44
      8050 Zurich
      Switzerland