A ABB torna a sustentabilidade energética numa realidade

2017-12-21 - Viver fora da rede - ajudar a enfrentar o aquecimento global sem prejudicar o planeta.
A criação de uma sociedade de baixo carbono é uma ambição nobre. Cortar o ‘cordão umbilical’ que une o conforto ao carbono é ainda mais nobre. Algumas pessoas podem mesmo dizer que isso é improvável, mas isto é exatamente o que a família Vogt e oito outras famílias fizerem, vivendo no primeiro edifício multi-familiar e 100% auto-suficiente do mundo.


Estas famílias dormem tranquilamente, não apenas porque o clima na casa é perfeitamente controlado ou porque uma conta da rede elétrica nunca baterá à porta, mas porque elas estão a viver um sonho presumivelmente impossível que é uma vida com zero emissões de carbono. Uma vida que já não liga o carbono ao conforto e aos efeitos adversos que existem no clima industrial. Como é que isso é possível?

A ABB, trabalhando com o parceiro Umwelt Arena Spreintenbach, criou o primeiro edifício do mundo fora da rede com múltipla ocupação sem comprometer o conforto.

Construído nas planícies da região norte da Suíça, o edifício é alimentado inteiramente por energias renováveis. Os painéis fotovoltaicos solares cobrem o telhado e a fachada do edifício e a corrente continua (CC) gerada é convertida para corrente alterna (CA) por 26 inversores solares, para satisfazer os requisitos dos proprietários.

Numa hora, o sistema aproveita energia suficiente para abastecer as famílias durante um dia inteiro e o excesso é armazenado em baterias de fosfato de ferro de lítio ou utilizado para transformar a água em combustível de hidrogénio. Isto significa que os requisitos de energia de todas as nove famílias são satisfeitos puramente por renováveis durante todo o ano, tornando o edifício 100% auto-suficiente do ponto de vista energético.


Fora da rede não significa falta de conforto


Mesmo completamente desligadas da rede elétrica, as famílias vivem com conforto. Todos os eletromésticos são energeticamente eficientes e o sistema de automatização do edifício da ABB, free@home, é utilizado para monitorizar a sustentabilidade da energia. Ele também permite que os residentes controlem a sua iluminação e que otimizem as condições internas e externas, tudo a partir dos seus smartphones ou tablets.

Os Vogts são uma das famílias que reside no edifício. Eles dizem que o sistema de automatização da ABB permite-lhes ter uma visibilidade regular da energia que utilizam.

Nós olhamos quase todos os dias para ver como foi a nossa utilização de energia,” disse Corinne Vogt. “Cerca de 80% verde, 90% laranja e mais de 100% vermelha. Nos 16 meses em que vivemos aqui, nenhum deles atingiu um valor vermelho. Mesmo em janeiro, quando as condições foram realmente difíceis, atingimos cerca de 90%.”

Ter esta visibilidade sobre a sua energia significa que o seu impacto ambiental está na primeira linha da sua vida doméstica, algo que a família Vogt acredita ser particularmente importante para a geração seguinte entender.

“Para nós, é muito importante que façamos algo pelo nosso ambiente,” disse Corinne. “A minha filha tem 6 anos e sabe que este é um edifício muito especial.”


Definir o futuro dos edifícios sustentáveis

Este projeto pioneiro não só provou que a ambição de viver fora da rede com conforto é possível, mas que os edifícios como este são uma opção sustentável que podem reduzir, significativamente, o impacto ambiental da vida humana.

Remo Lütolf, Country Manager da ABB Schweiz, disse que este projeto mostrou a eficiência da tecnologia da ABB e que definiu um marco para o futuro da construção sustentável.

Ele afirmou que “A pesquisa e a inovação necessitam de projetos pioneiros como este. Este projeto demonstra que a nossa tecnologia inovadora funciona e que não há necessidade de sacrificar o conforto para alcançar uma auto-suficiência energética.”


Se pretender ver a casa, pode agendar uma visita através da Umwelt Arena ou visitar uma exposição na Umwelt Arena Schweiz.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa pioneira em produtos de eletrificação, robótica e automação, automação industrial e redes elétricas, servindo globalmente clientes em serviços públicos, indústria, transporte e infraestruturas. Com mais de 125 anos de história de inovação, a ABB hoje escreve o futuro da digitalização industrial e conduz a Energia e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 funcionários. www.abb.com




Busca



ENTRE EM CONTATO