Equipamento de topo

Tecnologia para a melhoria da produtividade da exploração mineira

O grande aumento da procura de matérias-primas colocou a indústria mineira sob pressão e criou uma tendência no sentido de operações de exploração mineira de maior dimensão e com objectivos de produtividade mais elevados. Como vão estas explorações mineiras de larga escala conseguir produzir mais – sob condições de operação exigentes – sem aumentos de custos?

Uma possibilidade é a formação de uma parceria com uma empresa que possa oferecer não só competências em engenharia mas também equipamentos robustos e inovadores para resposta aos requisitos de produção específicos da indústria mineira. Em termos de equipamento, a ABB possui uma vasta gama de produtos, bem testados em aplicações, para aplicação em tapetes transportadores, equipamento de elevação, trituradoras, equipamentos móveis de transporte, ventiladores, etc. Muitos destes requerem sistemas de transmissão mecânica, sendo para eles essencial a disponibilidade de redutores de engrenagens da mais elevada qualidade que permita atingir os objectivos de custo, manutenção e produção.


Presentemente, empresas tais como a ABB, que disponibilizam soluções técnicas completas para a indústria mineira, encontram-se numa situação de vantagem devido à necessidade de abordar com competência a dimensão e a complexidade dos processos modernos que produzem materiais a ritmos cada vez mais elevados.



A indústria mineira possui globalmente uma dimensão avassaladora: até ao fim de 2012, os investimentos de capital acumulados tinham ultrapassado os 400 mil milhões de dólares. E uma concorrência perspicaz implica que a produtividade da exploração mineira seja muito importante. A maioria dos aumentos de produtividade no século passado foi conseguida através de um processamento mais eficiente do mineral e da utilização de equipamentos de maior escala. Assim, os desenvolvimentos tecnológicos possibilitaram o processamento rentável de minérios de teores mais baixos e de mineralogia mais complexa, enquanto minimizam o aumento do custo.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO

ARTIGO COMPLETO: