ABB entrega primeiro eletrocentro da 4ª geração para processos químicos na maior fábrica de celulose do Brasil

2017-04-07 - Solução de engenharia da companhia foi desenvolvida por equipe multidisciplinar e permite maior assertividade técnica

Pioneira no fornecimento de eletrocentros, a ABB Brasil entrega neste mês o primeiro eletrocentro para processos químicos. O equipamento foi encomendado pela AkzoNobel, empresa holandesa líder na fabricação de tintas e revestimentos e principal produtora de especialidades químicas. Atualmente, a AkzoNobel unidade Pulp and Performance Chemicals está construindo uma nova planta de produção de dióxido de cloro, químico utilizado em uma das etapas do processo de branqueamento de celulose.

Eletrocentros são subestações compactas de energia (e-houses), construídas sob módulos metálicos. Composto por uma área de 112 m², com dois módulos e pintura especial, o eletrocentro desenvolvido pela ABB em sua fábrica de Sorocaba, única no mercado com certificação ISO9001 para este tipo de atividade, foi preparado para resistir às condições ambientais agressivas, evitando a corrosão do material e reduzindo custos de manutenções futuras.

Em função das medidas reduzidas dos equipamentos ABB, a equipe de engenharia projetou o eletrocentro com salas reduzidas e otimizadas, especialmente para este projeto. A solução da ABB também permite uma assertividade técnica maior na elaboração e execução do projeto, tendo em vista que os equipamentos elétricos e de automação foram totalmente integrados e testados na fábrica da companhia em Sorocaba, diminuindo o tempo de comissionamento, aumentando a segurança e minimizando a necessidade de mão de obra em campo.

Segundo Max Francisco, engenheiro de aplicação da unidade Process Industries da ABB Brasil, esse conceito traz grandes vantagens comparada à solução das salas em alvenaria, que exigem a contratação de vários fornecedores. “O eletrocentro pode ser colocado em operação em um prazo menor e a montagem na fábrica independe das condições de campo. Além disso, a assertividade técnica contribui para o cumprimento dos prazos de entrega.”

A solução exigiu a atuação multidisciplinar entre unidades de negócios da companhia. “A colaboração de várias unidades de negócios da ABB, durante a fase de engenharia, utilizando sistemas, produtos e serviços de alta qualidade resultaram em uma solução de automação e energia otimizada e totalmente integrada. Já na fase de execução, o gerenciamento do projeto ABB, com um único ponto de contato com o cliente, minimizou a necessidade de administração por parte do mesmo, reduzindo prazo e riscos de seu empreendimento”, conclui Alberto Dias, diretor comercial da divisão Industrial Automation da ABB Brasil.

A ABB Brasil é uma das principais fornecedoras da AkzoNobel, assim como da fábrica de celulose que está em construção, fornecendo soluções integradas de eletrificação e automação. “A AkzoNobel busca soluções sustentáveis para seus projetos e optou pela ABB pela confiabilidade e integração de seus equipamentos”, disse Alessandro Peres, gerente comercial para projetos de plantas químicas da AkzoNobel.

Este eletrocentro (e-house) será instalado na nova planta de dióxido de cloro, projetada pela AkzoNobel para uma fábrica de celulose da região de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Este projeto será a maior fábrica de celulose do Brasil.

Sobre a AkzoNobel - A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Respaldados por um legado de pioneirismo, nossos produtos inovadores e tecnologias sustentáveis são concebidos para atender às crescentes demandas do nosso planeta em rápida transformação, tornando a vida mais fácil. Com sede em Amsterdã, na Holanda, empregamos aproximadamente 45.000 pessoas em cerca de 80 países e nosso portfólio inclui marcas conhecidas como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka. Consistentemente classificada como uma das empresas líderes em sustentabilidade, estamos comprometidos em energizar cidades e comunidades, criando um mundo protegido e colorido onde podemos melhorar a vida das pessoas por meio do que fazemos.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa
  • Imagem corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Paula Janer
    Telefone: +55 11 3526-4572
    paula.janer@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa

ARQUIVOS