ABB completa projecto de requalificação do moinho de Clarabelle para o grupo Vale no Canadá

Conclusão de um trabalho complexo de requalificação, e entrada em serviço, de um moinho das minas do grupo Vale na área de Sudbury.
O grupo ABB, líder mundial de tecnologias de energia e automação, completou um projecto de requalificação do moinho semi-autógeno (SAG) de pinhão duplo do grupo Vale em Clarabelle, no Canadá. O moinho é utilizado para fragmentação do minério nas minas de níquel e cobre na área de Sudbury, no Ontário, Canadá. O projecto foi terminado dentro do prazo e do orçamento previstos, e com um excelente registo de segurança.

Localizada no Ontário a cerca de 400 km a norte de Toronto, a exploração da Vale em Sudbury consiste principalmente em minas subterrâneas de sulfito de níquel com operações integradas de mineração, moagem, fundição e refinação. Uma das especificidades do moinho de Clarabelle é aceitar minério de níquel-cobre de várias explorações e empresas e produzir concentrados de níquel-cobre e de cobre para processamento posterior. A fragmentação do minério é efectuada por moinhos semi-autógenos, de barras e de bolas, onde toda a moagem é realizada em húmido.

Contratado em 2010, este é o maior de vários projectos chave-na-mão completados pela ABB para a Vale no Canadá. Este complexo projecto envolveu a requalificação de um moinho SAG de 10 m de diâmetro e 11,2 rpm de velocidade, em fim de vida, dando origem a um sistema mais moderno e robusto.

A ABB substituiu todo o equipamento eléctrico, incluindo os motores de 5 500 kW, conversor, transformador, centros de controlo dos motores, disjuntor e equipamento mecânico auxiliar tal como o sistema de arrefecimento (plataforma da bomba, chiller e permutadores de alhetas), adaptou as fundações existentes e o acoplamento da embraiagem de ar para os novos motores, e implementou uma variedade de aplicações para moinhos SAG que facilitam a sua operação e manutenção.

A ABB construiu também uma estrutura adicional adjacente ao moinho para alojamento de todo o novo equipamento e sua integração com o moinho. Os trabalhos de engenharia e construção desta estrutura incluíram escavações, fundações, estruturas de aço e construção civil, trabalhos de arquitectura, e também isolamento, protecção contra incêndios, iluminação, aquecimento, ventilação e climatização.

Visualize aqui a nossa animação de um moinho com accionamento por cremalheira anular:


Para ajuda sobre termos técnicos da presente nota, p.f. consultar:
www.abb.com/glossary

Motor síncrono AMZ2150 da ABB accionando um moinho SAG

Busca



ENTRE EM CONTATO