A tecnologia ABB ajuda o Dubai a desenvolver uma estratégia solar inteligente

2017-11-13 - O Sistema de Controlo de Distribuição Elétrica ABB AbilityTM fornece as informações chave para o desenho da próxima geração de energia solar para as cidades.

A tecnologia ABB apoia o desenvolvimento de novos sistemas de energia solar inteligente para a cidade do Dubai, Emirados Árabes Unidos. A Autoridade Elétrica e da Água do Dubai (DEWA) utiliza o Sistema de Controlo de Distribuição Elétrica ABB AbilityTM na ajuda ao desenvolvimento de estratégias orientadas por dados, maximizando a produção de energia solar durante todo o ano como parte da iniciativa Smart Dubai.

Smart Dubai é a visão de HH Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante do Dubai. A cidade possui uma arquitetura elétrica inteligente dentro da sua infraestrutura de rápida evolução numa série de iniciativas inovadoras que oferecem às economias emergentes um plano para o desenvolvimento sustentável.

O Sistema de Controlo de Distribuição Elétrica ABB AbilityTM tem sido aplicado pela DEWA para monitorizar a produção do sistema solar fotovoltaico Al Quoz da ABB. A instalação de 312kW é a maior instalação solar de propriedade privada da região, alimentando as instalações da ABB e injetando a energia excedente na rede.

A plataforma baseada na nuvem da ABB torna mais fácil para os analistas da DEWA integrar os dados de produção de energia com outras informações, como as previsões meteorológicas e as temperaturas reais da cobertura onde se encontram instalados os painéis solares.

"O Dubai percorreu um longo caminho até à sua transformação numa cidade inteligente sob a orientação de HH Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante do Dubai," disse a Sua Excelência Saeed Mohammed Al Tayer, MD e CEO da DEWA. "A DEWA trabalha de acordo com a Visão dos Emirados Árabes Unidos conseguindo uma transformação inteligente apoiando o governo atendendo aos objetivos da Agenda Nacional da Visão 2021 dos Emirados Árabes Unidos e do Plano 2021 do Dubai. Procuramos promover o Dubai como uma cidade inteligente, sustentável e integrada com infraestruturas de alta tecnologia que apoiam o desenvolvimento social e económico, bem como promover o uso sustentável dos recursos, assegurando melhores práticas de consumo, eficiência e gestão ".

O Dubai pretende gerar 25% da sua energia em 2030 a partir de fontes renováveis, e o desenvolvimento de um mercado viável de energia solar é fundamental para isso. A DEWA acompanha a introdução de inovações digitais que ajudam a gerir melhor o consumo e produção de energia da cidade com redes inteligentes e medidores inteligentes. "A DEWA trabalha de acordo com a Visão dos Emirados Árabes Unidos para conseguir uma transformação inteligente e para o apoio ao avanço dos objetivos da Agenda Nacional da Visão 2021 dos Emirados Árabes Unidos e do Plano 2021 de Dubai.

"A plataforma baseada na nuvem da ABB permite uma nova geração de estratégias orientadas a dados para sistemas de distribuição de energia. Os dados do Sistema de Controlo de Distribuição Elétrica ABB AbilityTM permitem que a DEWA entenda o efeito da temperatura e outras mudanças sazonais no rendimento dos sistemas de energia solar ", disse Loay Dajani, responsável de divisão da ABB - MEA, Divisão de Produtos de Eletrificação. "O Sistema de Controlo de Distribuição Elétrica ABB AbilityTM é a plataforma perfeita para esse tipo de projeto colaborativo, produzindo os dados necessários para que os sistemas de distribuição de energia se integrem efetivamente em conceitos de cidades inteligentes".

Embora os Emirados Árabes Unidos desfrutem de longos períodos de sol em cada ano, as altas temperaturas ambiente também podem limitar a eficiência das células fotovoltaicas. Em junho, julho e agosto, as temperaturas ambiente no Dubai podem atingir 50-52 °C. Nestas condições, os sistemas de energia solar montados nos telhados podem atingir temperaturas de 68 °C.

O Sistema de Controlo de Distribuição Elétrica ABB AbilityTM é uma plataforma baseada na nuvem para sistemas elétricos que monitoriza o desempenho do sistema, usa análise de dados para identificar oportunidades de otimização e permite a implementação remota de estratégias de gestão de energia mais eficazes. Conecta o equipamento elétrico, usando o disjuntor inteligente Emax 2, com inteligência e algoritmos baseados na nuvem, eliminando a necessidade de dispositivos adicionais caros e programação complexa.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa pioneira em produtos de eletrificação, robótica e automação, automação industrial e redes elétricas, servindo globalmente clientes em serviços públicos, indústria, transporte e infraestruturas. Com mais de 125 anos de história de inovação, a ABB hoje escreve o futuro da digitalização industrial e conduz a Energia e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 funcionários. www.abb.com




    Busca



    ENTRE EM CONTATO