A GM e a ABB fazem o Reuso da Bateria do Chevrolet Volt

Primeira utilização de baterias de veículos elétricos para residências no mundo
  • A parceria com a ABB surgiu em um protótipo de reserva de armazenamento de energia
  • O projeto de armazenamento de energia será testado na rede elétrica
San Francisco, novembro de 2012 - A General Motors e a ABB mostraram a próxima fase na reutilização de baterias, o recondicionamento de cinco baterias utilizadas pelo Chevrolet Volt em uma unidade modular capaz de fornecer duas horas de eletricidade para uma média de três a cinco lares americanos.

O fornecimento ininterrupto de energia e o sistema equilibrado da rede elétrica foram demonstrados durante o GM’s Electrification Experience. O protótipo de 25 kW de potência e 50 kWh forneceu energia para alimentar toda a iluminação de suporte e os equipamentos audiovisuais em uma estrutura de "off-grid", usada para o evento.

"O desenvolvimento da bateria da GM estende-se ao longo de toda o ciclo de vida, incluindo o uso secundário,", disse Pablo Valencia, gerente de gerenciamento do ciclo de vida de baterias da GM. “Em muitos casos, quando uma bateria de VE atingiu o fim de sua vida em uma aplicação automotiva, 30% ou menos da sua vida foi usada. Isso deixa um enorme ciclo vital que pode ser utilizado em outros aplicativos, como alimentar uma estrutura antes que a bateria seja reciclada".

No ano passado, a GM e a ABB demonstraram como um pacote de baterias do Chevrolet Volt pode ser usado para coletar energia e mandá-la de volta à rede, fornecendo energia suplementar a casas ou empresas.

Durante a demonstração, o sistema de armazenamento de energia foi executado em um modo de "back-up remoto de energia", em que 100% da energia para a instalação veio de baterias do Volt por meio do sistema de inversor de armazenamento de energia da ABB. Um dia, uma aplicação semelhante poderia ser usada para alimentar um grupo de casas ou pequenos edifícios comerciais durante uma queda de energia, permitir o armazenamento de energia durante os períodos de baixo custo para uso durante o caro período de demanda de pico ou ajudar a compensar os intervalos da energia solar, ou outra geração de energia renovável.

Essas funcionalidades, juntamente com a regulagem de frequência em sistemas de distribuição elétrica, um dia poderiam ser utilizados por concessionárias para reduzir o custo para os clientes e melhorar a qualidade da entrega de energia. Essas aplicações referem-se ao armazenamento de energia para Comunidade.

"Mostramos a rapidez com esse conceito de pesquisa está se tornando realidade," disse Allen Burchett, vice-presidente sênior da ABB para Business Development na América do Norte. "O sistema de bateria do Volt GM-ABB é a primeira utilização do mundo de baterias de carro como possível back-up de energia para casas e outros usos comerciais. Em breve, vamos instalá-lo na rede para concluir a avaliação técnica, e isso vai nos dizer sobre todas as aplicações possíveis em redes inteligentes, como back-up de energia, redução de seu custo, fortalecimento dos sistemas de distribuição das concessionárias e o armazenamento do excedente de energia renovável."

O centro de pesquisas da ABB em Raleigh, Carolina do Norte, realizou a pesquisa e o desenvolvimento, e a unidade de negócios de Média Tensão da ABB, em Lake Mary, Flórida, está gerenciando os testes de validação de conceito, pesquisa de mercado e desenvolvimento de produto. Como a maior empresa de carregamento rápido de VE e líder mundial em smart grid e armazenamento de energia, a ABB trabalha com outras empresas automobilísticas, fabricantes de bateria e concessionárias para ajudar a tornar a energia elétrica e as operações industriais mais produtivas e eficientes.

A GM está focada em garantir os sistemas de bateria usados, no futuro, em veículos Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, proporcionem benefícios ambientais e sociais, além do seu uso em veículos. Muito antes de uma bateria ser reciclada, seu uso secundário dá oportunidade de utilizar plenamente seus recursos.

GM dedicou-se à redução de resíduos ao longo de suas operações, e suas instalações de produção combinadas em todo o mundo reciclam 90% dos resíduos que geram. Garantir que as baterias sejam parte da redução do impacto ambiental dos seus veículos e de suas operações faz parte do roteiro da empresa para a sustentabilidade.

A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

A General Motors Co. (NYSE:GM, TSX: GMM) e seus parceiros produzem veículos em 30 países, e a empresa tem posições de liderança nos maiores e mais rápidos mercados automotivos em crescimento do mundo. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, bem como Baojun, Buick, GMC, Holden, Isuzu, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, inclusive a OnStar, líder global em serviços de informação e segurança de veículos, podem ser encontradas em http://www.gm.com.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube