Sistema de Automação de Terminais - T-MAC Plus

Junto com as atividades de exploração e produção estão as operações de transferência, estocagem e distribuição. Afinal, o petróleo e o gás resultante da prospecção, seja em terra ou no mar, precisam ser transportados para as refinarias, onde são processados e transformados em produtos de maior utilidade e valor agregado, como gasolina, nafta, querosene, diesel, etc. Após o processamento do petróleo, os produtos finais resultantes dessa operação são transferidos e estocados em terminais de distribuição para serem carregados em caminhões, barcaças, navios, dutos e vagões.

Em um ambiente competitivo, companhias que comercializam petróleo, gás, produtos derivados do petróleo e produtos químicos em geral precisam monitorar cada etapa de sua produção, distribuição e processo de venda de modo a controlar seus custos e aumentar sua competitividade. Neste ambiente, um sistema integrado de automação de alta performance não é uma opção, mas uma necessidade.

Operações Básicas de um Terminal:
Em um terminal pode-se dividir suas operações que devem ser integradas no sistema de automação em:

- Controle de acesso: gerenciar todos acessos e permissões ao terminal de forma integrada ao sistema de automação.
- Segurança: sistema integrado de segurança de forma a garantir que o sistema atue de forma a proteger os usuários e funcionários do terminal, assim como o meio ambiente, garantindo os níveis de integridade inerentes ao processo.
- Recebimento de produtos: em um terminal automatizado, a transferência básica de produtos de barcaça, navio, ou dutos para os tanques de armazenamento é normalmente iniciado remotamente por operadores na sala de controle do terminal.
- Estocagem de produtos: gestão automática dos estoques de produtos do terminal e inventário.
- Movimentação de produtos: lógicas de válvulas, controle e monitoração da circulação de produtos em dutos dentro do terminal.
- Mistura de produtos: os terminais costumam injetar quantidades pequenas de aditivos, tais como de desempenho, corantes, marcadores e outros constituintes expedidos por agências reguladoras federais.
- Descarregamento de produtos: em um terminal automatizado, a transferência básica de produtos dos tanques de armazenamento para barcaças, navios ou dutos é normalmente iniciada remotamente por operadores na sala de controle do terminal.
- Descarregamento de produtos em caminhoões: as baias de carga são geralmente a primeira área em um terminal para ser automatizada, e em muitos terminais menores, eles podem representar o único ponto de automação.

Típicas funções de automação de carregamento incluem:

  • Verificação de motorista, autorização e interface de usuário
  • Verificação de caminhão e usuário
  • Geração de BOL (Bill of Lading)
  • Gestão das filas
  • Gestão da receita do produto
  • Controle de Blending
  • Controle de injeção de aditivo
  • Controle de bombas e motores
  • Proteção contra fogo e gás
- Interface com sistemas corporativos: Poucos terminais operam em um ambiente autônomo. Em vez disso, a maioria são de propriedade ou operados por entidades maiores exigindo uma estreita coordenação e interface entre o sistema de automação do terminal com sistemas ERP.

Sobre o T-MAC Plus
O T-MAC Plus é o produto da ABB destinado a automação completa de um terminal de petróléo e seus derivados, gás e produtos químicos em geral. Desenvolvido sob o sistema 800xA, plataforma da ABB para sistemas de controle distribuído, ele oferece uma arquitetura integrada para automação e gerenciamento de um terminal, em que é possível num mesmo sistema de automação controlar as variáveis comuns de processo como nível, pressão, temperatura e vazão e também aquelas variáveis que são inerentes a terminais de distribuição e de transferência e estocagem, tais como: leitoras de cartão de controle de acesso ao terminal, presets do sistema de carregamento, cancelas, reportes ao sistema corporativo, emissão de boletins de carregamento etc. Desse modo, oferece ao usuário uma interface intuitiva e de fácil operação, disponibiliza ao operador acesso as informações que são mais relevantes, facilitando assim as tomadas de decisões em tempo hábil.

Ele inclui funcionalidades avançadas para operações seguras e bem documentadas de terminais de petróleo e seus derivados. Desde o controle do dispositivo de campo do processo de carga e descarga pela área de supervisão e monitoramento, até interface com sistemas de logística e empresariais. O T-MAC Plus oferece uma plataforma verticalmente integrada do dispostivo de campo até o sistema corporativo, ao mesmo tempo integrando horizontalmente as operações de recebimento, armazenagem e expedição do terminal. Ou seja, possibilita um único ambiente consistente e amigável para todas as tarefas de engenharia e gerenciamento, uma melhor comunicação entre as pessoas e melhor flexibilidade organizacional. Ele ainda detecta erros e auditoria, o que permite o rastreamento das operações incorretas do sistema.


Com a vantagem de o T-MAC Plus ser um produto integrado ao Sistema 800xA, é possível ir além da automação convencional de um terminal, e sob a mesma plataforma termos os Controladores de Fogo e Gás e de Segurança (AC800M High Integrity) e o Controle e Gerenciamento de Energia (PMS – Power Management System) resultando assim em um sistema integrado e de alta confiabilidade de automação oferecido pelo ambiente colaborativo do Sistema 800xA.

Por que utilizar o T-MAC Plus?
- Redução do risco de erros de carregamento em quantidade e produto.
- Redução do tempo de carregamento, aumentando o número de operações de carregamento diário.
- Aumento do nível de segurança operacional, de acesso e ambiental.
- Concepção de sistema aberto.
- Totalmente configurável.
- Configuração para diversos idiomas.
- Suporte a operações multimodais.
- Conectividade com dispositivos de campo.
- Estações de trabalho personalizadas com restrições de acesso configuráveis.
- Facilidade na detecção de falhas e erros operacionais.
- Melhoria contínua da operação do terminal.

Para mais informações, entrer em contato com Wallace Cesar pelo e-mail wallace.cesar@br.abb.com

Busca



VOLTAR PARA HOME