ABB recebe pedido de US$800 milhões para fazer conexão de energia submarina para Caithness-Moray da Escócia

2014-09-09 - Conexão de energia HVDC permitirá a integração de 1.200 megawatts de energia renovável

Londres/Zurique, 9 de setembro de 2014 – ABB recebeu um pedido no valor de mais de US$ 800 milhões da Scottish Hydro Electric (SHE) Transmission plc para fornecer a conexão de transmissão de energia de corrente contínua em alta tensão (HVDC) Caithness-Moray, que irá conectar a rede elétrica nos dois lados do Moray Firth ao noroeste da Escócia. Isto segue uma decisão favorável pelo Ofgem (Office of Gas and Electricity Markets), uma Autoridade Regulatória Nacional independente, sobre a necessidade deste link.

A ABB irá desenvolver, entregar engenharia,fornecer ee comissionar para duas estações de conversão do HVDC Light em terra de 320 kilovolts, uma classificada em 1.200 megawatts (MW) em Blackhillock, Moray e outra classificada em 800 MW, situada em Spittal, Caithness.

O escopo de fornecimento da ABB também inclui cabos submarinos e subterrâneos para transmissão total por aproximadamente 160 quilômetros. A conexão está programada para entrar em operação em 2018.

“Estamos orgulhosos em apoiar este grande projeto que permitirá a integração de uma quantidade significativa de energia renovável na rede e fornecerá eletricidade limpa e sem emissão para milhões de pessoas” afirma Claudio Facchin, responsável da divisão de Sistemas de Potência da ABB. “A ABB é pioneira em tecnologia HVDC e continua a liderar o setor com inovações, como visto através de diversos avanços recentes.”

A SHE Transmission está realizando um grande fortalecimento de sua rede de energia que atende o norte da Escócia para acomodar o crescimento rápido em geração de eletricidade de fontes renováveis, com cerca de 1.200 MW de energias eólica, de ondas e das marés planejadas para serem conectadas. Com reforço associado a rede existente em terra , este projeto representa o maior investimento na rede de eletricidade no noroeste da Escócia desde a era de desenvolvimento hídrico dos anos 50.

Uma tecnologia fundamental para o projeto é a instalação de um cabo HVDC submarino, capaz de transportar até 1.200 MW de eletricidade entre Caithness e Moray, equivalente às necessidades de eletricidade de aproximadamente 2.000.000 residentes escoceses.

A solução HVDC Light da ABB é líder em tecnologia VSC (Conversor de Fonte de Tensão). A empresa entregou 13 das 14 ligações VSC comissionadas no mundo. O HVDC Light continua sendo uma solução preferida para gerações de transmissão de energia subterrâneas e submarinas de longa distância.

A tecnologia de HVDC Light está sendo cada vez mais empregada em uma variedade de aplicações, tais como a conexão de renováveis remotas, interconexões entre fronteiras, plataformas de óleo e gás em alto mar de alimentação vinda de fonte em terra, e alimentações de centros urbanos, onde o espaço é uma limitação.

A ABB www.abb.com é líder em tecnologias de energia e automação que permitem aos clientes de concessionárias, indústrias, e transporte e infraestrutura melhorarem seu desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube